Meditação guiada

Exercícios, dicas e técnicas para você fazer meditação guiada em casa

Meditações guiadas

Com técnicas de meditação do livro 101 Meditation Techniques, de Sri Chinmoy

 

Durante a sua meditação

Desafie a si próprio

A encontrar o seu mais elevado

Mesmo por um fugaz momento.

  • Sri Chinmoy

 

Nesta página gostaríamos de compartilhar uma série de exercícios e técnicas de meditação guiada ensinadas por Sri Chinmoy. Você também poderá ter uma boa meditação com a ajuda das dicas de meditação. Mas comece. Todos começamos em algum lugar, não é?

Meditação guiada:

Concentração, Meditação, Contemplação e Mantras

Ponha a sua mão entre e um pouco acima das sobrancelhas. Agora diga: “Eu estou me concentrando. Eu sei que o meu Senhor Amado Supremo está logo acima da minha cabeça.”

Ponha sua mão direita sobre o seu coração, com o polegar sobre o coração. Agora diga: “Eu estou meditando. Posso sentir a Presença abençoada do meu Senhor Amado Supremo bem dentro do meu coração.”

Ponha sua mão direita sobre o seu coração e sua mão esquerda sobre a sua cabeça. Por favor, pressione ambos, sua cabeça e seu peito com uma certa força. Tão silenciosa e lentamente quanto possível, você vai inspirar e expirar. Agora diga: “Eu estou contemplando. Posso ver vividamente o meu Senhor Amado Supremo bem em frente do meu olho-visão e Ele está dizendo que está ávido a jogar comigo o jogo de esconde-esconde.”

Ponha ambas as mãos atrás de sua cabeça. Diga: “Meu passado-desapontamento-Deus.”

Agora ponha os dedos de sua mão direita na testa, entre as sobrancelhas. Diga: “Meus sonhos prateados de hoje.”

Coloque sua mão direita no seu coração e forme um pequeno círculo. Enquanto forma um círculo, sinta que o está formando com luz. Diga: “Minhas realidades douradas do amanhã.”

 

Meditação guiada:

Simplicidade, Sinceridade, Humildade, Pureza e Divindade

 

Sri Chinmoy deu uma flor para cada pessoa presente durante uma meditação, e então, pediu aos participantes para meditar na flor, enquanto ele deu a seguinte instrução:

A flor significa beleza. Beleza é simplicidade. Beleza é sinceridade. Beleza é humildade. Beleza é pureza. Beleza é divindade.

Simplicidade: Simplicidade é a alma e a alma é o representante direto de Deus. Então por alguns minutos, vamos sentir que não temos um corpo, um vital, uma mente ou mesmo um coração. Por favor, tente sentir que você se tornou a alma. Não dê nenhuma forma a esta idéia. Apenas repita em silêncio: ‘alma, alma, alma’, e sinta que você se tornou um representante consciente e direto de Deus.

Sinceridade: No mundo exterior, falar a verdade é a mais elevada forma de sinceridade. No mundo interior, a sinceridade está vendo a Verdade através do Olho de Deus. Vamos sentir que nós crescemos na sinceridade interior e que estamos vendo tudo através da Visão de Deus. Vamos nos tornar a sinceridade interior.

Humildade: No mundo interior, a humildade sempre nos lembra o que nós fomos anteriormente, o que somos agora e o que vamos nos tornar.É por causa de nossa humildade que aceitamos a vida espiritual.

É a humildade que cultiva dentro de nós a avidez de conhecer e crescer nas mais elevadas realidades. Tudo está dentro de nós. Mas apenas porque somos humildes, as realidades mais elevadas têm a oportunidade de se satisfazer através de nós.

Vamos meditar em nossa sinceridade e humildade interior por alguns minutos.

Pureza: Pureza física é limpeza, pureza do vital é um coração aberto e pureza mental é a ausência de pensamentos não divinos e doentios. Pureza interior é o nosso coração-gratidão. É através da gratidão, gratidão constante ao Supremo em nós, que expandimos a nossa consciência e conhecemos a nossa realidade e visão mais elevadas. Se pudermos semear uma semente de gratidão, a qual germinará, crescerá e se tornará um arbusto, e depois uma grande árvore, então, sob essa grande árvore em nossos corações-gratidão, milhares de buscadores serão capazes de buscar abrigo e crescer na divindade. Por alguns minutos, vamos sentir que o que nós somos e eternamente nos tornaremos, não é nada além de um coração-gratidão.

Divindade: Finalmente, a flor significa divindade. A vida espiritual é a vida da alma. Temos que nos tornar conscientemente um com nossa alma. Por quê? Porque é somente quando sentimos nossa unicidade com a alma, que a verdadeira satisfação pode alvorecer em nossas vidas.

Então, vamos meditar na divindade, nossa própria e mais elevada divindade interior.

 

Meditação guiada:

Doçura, Amor e Unicidade pela contemplação

Se você quiser aprender a arte da contemplação, precisará de três importantes qualidades: doçura, amor e unicidade. Capacidade-doçura, capacidade-amor e capacidade-unicidade você tem que desenvolver.

Para conseguir a qualidade da doçura, tente visualizar bem à sua frente, uma adorável criança – uma bela, muito bela, belíssima criança – e sinta que todas as qualidades da criança estão entrando em você.

Para a qualidade do amor, você tem que imaginar o amor de uma mãe pelo seu filho ou de uma criança pela mãe. Se você puder alcançar a capacidade-amor de uma mãe ou de uma criança, então tenha certeza que o seu coração fez um grande progresso.

Para desenvolver unicidade, você tem que visualizar ou imaginar o Céu e a terra ao mesmo tempo. Tente reviver a supremamente poderosa mensagem-unicidade de Cristo, o Salvador: “Eu e meu Pai somos um.” Aqui, o Pai Celestial e o filho terreno são inseparavelmente um e a unicidade deles não é nada menos do que perfeição e satisfação. Então, doçura, amor e unicidade, são as três qualidades supremas que um buscador avançado tem que desenvolver para contemplar.

tecnicas de meditacao guiada

Técnicas de meditação guiada

Se quiser ler mais sobre o assunto ou ver mais técnicas, acesse nossas páginas sobre o tema de meditações guiadas.

Ou veja o nosso novo site sobre meditação guiada.